5 dicas para quem quer começar a estudar do zero para concursos

estudar do zero para concursos

Como estudar do zero para concursos? Abaixo você confere as nossas 5 dicas:

1. Escolha sua área de atuação

Se esse será o emprego dos seus sonhos, você precisa escolher muito bem sua função. Além dos salários e benefícios, pesquise quais são as atribuições da atividade que você tem interesse. O ideal é escolher algo bem específico, não apenas carreira policial, mas, por exemplo, o cargo de Investigador da Polícia Civil do Espírito Santo. Essa é a principal dica de concurseiros aprovados, assim, você terá um foco principal e conseguirá chegar com mais facilidade ao objetivo.

2. Resolva provas anteriores

O melhor jeito de treinar seus conhecimentos é resolvendo questões de provas anteriores da banca organizadora ou de concursos para o mesmo órgão. Assim, você já terá uma boa noção de como os temas são cobrados e o que você pode esperar da sua prova. A organizadora é a empresa responsável pela seleção, cada uma tem um estilo próprio de cobrança e nível de dificuldade.

Então, se o seu questionamento é: por onde começar a estudar para concurso, esse pode ser um norte. Já que assim, você vai perceber em quais matérias possui mais facilidade e em quais é preciso reforçar os estudos.

3. Escolha o melhor material para a sua preparação

Há muitos preparatórios disponíveis, mas é importante encontrar aquele que melhor otimize seu tempo. Afinal, assim que o edital é publicado, você normalmente não possui muito tempo disponível para a preparação, pois a prova já é agendada para a sequência. Então não dá para perder tempo estudando errado, você não pode levar horas lendo o conteúdo em uma apostila, sendo que você pode aprender tudo em uma aula de 30 minutos. Por isso, estudar para concurso online é a melhor opção.

4. Mantenha uma rotina de estudos

A maior dica de como estudar para concurso público é manter uma rotina de estudos. Mas calma, ninguém aqui está falando de estudar 10 horas por dia, mas sim, manter um ritmo. A primeira ação a ser feita é colocar em uma agenda seus compromissos fixos do dia, como trabalhar, almoçar e se exercitar. Assim, você encontrará lacunas entre eles e poderá encaixar seu tempo de estudos. E não subestime nem 15 ou 30 minutos, nesse tempo você pode resolver questões. Começar a estudar para concursos é o mais difícil, depois você pega o ritmo e fica mais simples. E no final, tudo terá valido a pena!

5. Cuide-se!

É um conselho de amigo de quem quer te ver chegando mais longe. No cuide-se está embutido algumas advertências como: faça exercício físico, separe um tempo para ficar com os amigos e com a família, motive-se e comemore pequenas vitórias. Sua mente é o seu pior inimigo, então não deixe ela te dominar!

Compre os melhores materiais para se preparar na loja: Loja do Rateio

Posso ajudar?