Sessão de estudos para concurso: como distribuir o tempo?

Criar o plano de estudos é o primeiro passo da trajetória de aprovação, mas e na hora de colocar em prática? Veja como organizar o tempo de preparação na sessão de estudos para cada matéria!

Colocar o plano de estudos em prática é um desafio para você? Saiba que você não está sozinho! Afinal, depois de acertar os detalhes do planejamento, muitas pessoas acabam ficando perdidas: como distribuir, na prática, o tempo em cada sessão de estudos para concurso? Será que o melhor é ler PDFs? Assistir videoaulas? Resolver questões? Fazer resumos? Acompanhe o conteúdo para saber mais!

Sessão de estudos para concurso: afinal, o que é?

Uma sessão de estudos é definida como o tempo reservado para cada matéria. Na prática isso quer dizer que se você estudar 4 horas diárias, dedicando 1 hora para cada disciplina, terá 4 sessões de estudo no total ao final do dia.

De modo geral, uma sessão de estudos para concursos costuma ter entre 20 minutos a 2h30 de duração. É claro que nada impede o aluno de dedicar mais horas para uma determinada disciplina. No entanto, isso não é recomendado, uma vez que, quanto mais longa a sessão de estudos para concurso, menor costuma ser o rendimento: sua mente fica cansada mais rapidamente e pode não absorver tão bem os conceitos.

Assim, a recomendação na hora de distribuir o tempo de cada sessão de estudos para concurso costuma ser a seguinte:

20-40 minutos: para estudar disciplinas que você já domina, isto é, nas quais já apresenta pelo menos 85% de percentual de acerto. Em casos assim, o principal foco está em rotinas de revisão e aperfeiçoamento.
50 minutos – 1 hora: a duração média recomendada para as disciplinas em um ciclo de estudos. Ao longo desse tempo, é possível distribuir os estudos teóricos, práticos, garantir um tempo para o descanso e ainda otimizar as suas horas disponíveis para o estudo, trazendo mais diversidade para as matérias estudadas ao longo do dia.
1h30-2h30: tempo reservado às disciplinas mais complexas e nas quais você tem mais dificuldade. O foco aqui será diversificar suas formas de aprendizado, podendo combinar PDFs e videoaulas para se aprofundar nos pontos que causem mais dúvidas.

Como a organização da preparação por sessão de estudos auxilia na produtividade?

Estudar por sessão de estudos contribui na otimização da produtividade porque leva em consideração o ciclo de atenção. Existem muitos estudos que buscam estimar o tempo máximo de concentração que o cérebro humano pode ter de maneira contínua, mas o consenso geral é o de que não conseguimos nos concentrar completamente em uma única atividade por muito tempo.

Isso se dá por conta não apenas de uma herança genética (era preciso que estivéssemos atentos a diversos estímulos ao mesmo tempo para evitar os perigosos do ambiente), mas também por conta das maneiras como passamos a consumir conteúdos com o passar do tempo. Com as informações vindo cada vez mais rápido, somos bombardeados com estímulos e a nossa atenção nunca é verdadeiramente capturada por muito tempo.

Por isso, quando sentamos para estudar, pode ser tão fácil concluir os primeiros 20 minutos, mas tão difícil persistir até o final: você começa a se distrair, o pensamento voa: muitas vezes, pode ser até que você se surpreenda lendo a mesma linha várias vezes. Isso já aconteceu com você?

Pois é! Estudar por sessão de estudos é uma alternativa para estudar com mais produtividade, já que busca aproveitar ao máximo os picos de concentração. É também por essa razão que não é recomendado que sejam muito extensas: afinal, ao mudar de conteúdo, você diversifica os estímulos e o ciclo de atenção é reiniciado.

Além disso, quanto mais diversos forem os métodos da sua sessão de estudos para concurso, melhor tendem a ser os resultados. Vamos falar um pouco mais sobre isso a seguir.

Sessão de estudos para concurso: como distribuir o tempo?

Existem muitas maneiras de organizar a sessão de estudos para concurso. Nesse conteúdo, iremos propor uma delas com base no Ciclo EARA, criado pelo GranXpert Fernando Mesquita. Essa metodologia se baseia na organização de cada sessão de estudos para concurso em 4 momentos, cada qual correspondendo a uma letra da sigla EARA. Então:

  • Estudo
  • Aplicação
  • Revisão
  • Adaptação

A esse quarteto podemos adicionar também um importante momento: a pausa. Leia abaixo um pouco mais sobre cada um desses momentos, bem como o tempo aproximado que você pode dedicar a eles!

Compre os melhores materiais para se preparar na loja: Loja do Rateio

Posso ajudar?