Concurso TRT RS 4ª Região 2022: FCC vai organizar edital

Concurso TRT RS 4ª Região 2022

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª região (TRT4), do Rio Grande do Sul, vai abrir um novo edital de concurso público. FCC é a banca.

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª região (TRT4), do Rio Grande do Sul, vai abrir um novo edital de concurso. Foi divulgado no Diário Oficial, a informação de que a Fundação Carlos Chagas (FCC) será a banca organizadora do certame do órgão. A escolha da banca foi feita por dispensa de licitação.

Agora, o próximo passo será a assinatura de contrato entre o órgão e a banca. Após isso, será finalizado os últimos ajustes. A expectativa é que o edital de concurso público seja divulgado ainda neste primeiro semestre. O órgão ainda não deu uma previsão exata.

Nesse sentido, é importante lembrar que o TRT4 se destina à área do Rio Grande do Sul. Portanto, as lotações serão para diferentes cidades do estado. Além disso, a expectativa é de que o concurso se destine a cargos da área de apoio do órgão. Isto é, como analistas e técnicos judiciários, por exemplo, que são cargos de nível superior e médio, respectivamente.

424 cargos do TRT4 estão vagos

A necessidade de concurso público para o TRT4 se dá em razão de falta de servidores públicos. Nesse sentido, os cargos vagos vão aumentando a cada ano, a partir de novas aposentadorias ou outras formas de vacância.

Assim, se mostra cada vez mais importante que se reponha o quadro pessoal a fim de manter a qualidade do serviço público e não sobre carregar os servidores.

Portanto, no dia 14 de março, houve uma sessão do TRT4 para tratar do assunto. Na ocasião, definiu-se como presidente da Comissão Organizadora a desembargadora Ana Luiza Heineck Kruse.

Além disso, o debate também deixou clara a necessidade de se repor o déficit de pessoal no órgão. Dentro de um total de 3.540 cargos, já são 424 vagos no TRT4. Isso significa, então, cerca de 12% de cargos que estão vagos.

Como funciona o TRT4?

Primeiramente, é importante lembrar que o TRT4 é responsável por processar e julgar, por exemplo, ações oriundas da relação de trabalho. Isto é, sejam estas do direito público externo e da administração pública direta e indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

No caso da Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul, então, são 132 Varas do Trabalho e 10 Postos Avançados, em 65 municípios.

Compre os melhores materiais para se preparar na loja: Loja do Rateio

Posso ajudar?