Concurso Promotor MP PA 2022: Edital com 65 vagas tem banca contratada

Concurso Promotor MP PA

O novo edital de concurso MP-PA vai abrir 65 vagas imediatas para carreira de Promotor

Cresce a expectativa de abertura do concurso público do Ministério Público do Estado do Pará (Concurso MP PA 2022) para o cargo de Promotor de Justiça Substituto. O Cebraspe (antigo Cespe/UnB) foi escolhido para organizar o novo certame para a carreira. O contrato entre as partes já foi assinado.

O extrato de contrato que confirma a banca foi publicado no Diário Oficial do Estado. A contratação da banca é uma das últimas etapas antes da divulgação do edital.

“Agora, serão adotadas as providências pertinentes ao início da execução do objeto contratado”, disse o Ministério Público em nota.

A banca organizadora terá responsabilidade de receber as inscrições, bem como aplicar as provas (objetiva, discursiva, oral, entre outras).

O projeto básico do certame já foi revelado. O documento conta com o quantitativo de vagas, requisitos do cargo e estrutura de provas.

De acordo com o projeto básico, além das 65 vagas imediatas, também será formado um cadastro de reserva. A validade do concurso será de dois anos, com possibilidade de prorrogação por igual período.

Haverá reserva de vagas para pessoas com deficiência, negros, indígenas e quilombolas. A carreira de promotor de justiça substituto tem como requisitos: Bacharelado em Direito com, no mínimo, três anos de atividade jurídica.

O salário inicial do cargo de Promotor é de R$30.404,42. O concurso MP PA será composto por seis etapas, conforme disposto a seguir:

I- Primeira etapa: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
II- Segunda etapa: três provas discursivas, de caráter eliminatório e classificatório;
III- Terceira etapa: de caráter eliminatório, com as seguintes fases: a) inscrição definitiva; b) sindicância sobre a vida pregressa do candidato. IV- quarta etapa: prova oral de arguição, de caráter eliminatório e classificatório;
V- Quinta etapa: prova de tribuna, de caráter classificatório.
VI- Sexta etapa: avaliação de títulos, de caráter classificatório.

A prova objetiva será composta por 100 questões objetivas. As disciplinas não foram informadas.

O colégio de Procuradores do órgão autorizou um novo certame para a carreira de Promotor. O certame vai abrir 65 vagas imediatas para carreira. Além das 65 vagas abertas, o concurso formará um cadastro reserva para ser utilizado durante o prazo de validade. A previsão é que o edital seja publicado nos próximos meses.

“No último concurso, nomearam absolutamente todos os aprovados e a demanda já é tamanha hoje, que dirá no decorrer do prazo de validade”, disse Bruno Câmara, promotor de justiça do Pará, em suas redes sociais .

Compre os melhores materiais para se preparar na loja: Loja do Rateio

Posso ajudar?