Concurso Polícia Civil PC PE 2022: Edital deve abrir 1.000 vagas

Concurso Polícia Civil

A Polícia Civil do Estado de Pernambuco vai abrir um novo edital de concurso público (Concurso PC PE 2022). De acordo com informações da deputada estadual, Gleide Ângelo, estão previstas pelo menos 1.000 vagas para o cargo de Agente de Polícia.

A partir do mês de setembro, os candidatos que aguardam o novo edital devem ter novidades, uma vez que no dia 31 de agosto se encerra o segundo quadrimestre, quando deverá ser definido e fechado o quantitativo exato de oportunidades.

Segundo informações de Gleide, o concurso da PC-PE tem previsão de contar com 1.000 vagas. Ademais, ela confirmou que outros cargos serão contemplados, como delegado e escrivão.

Ademais, a partir do mês de setembro, com o governo estadual tendo concluído o estudo acerca do quantitativo de vagas do concurso, será definir o prazo previsto para publicação do edital PC-PE 2022.

A parlamentar também confirmou que o concurso da PC-PE 2022 vai contar com todas oportunidades em caráter imediato, ou seja, os aprovados serão convocados imediatamente. Contudo, segundo Gleide, o Governo do Estado deve realizar a separação de turmas. Ela confirmou que as informações foram confirmadas confirmadas pelo governador do estado, Paulo Câmara, em reunião com a deputada no dia 10 de agosto.

O Governo do Estado também prevê a abertura de novos editais de concursos públicos para o Corpo de Bombeiros e Polícia Científica.

Concurso Polícia Civil PC PE 2022
A expectativa é que o edital de concurso público da Polícia Civil de Pernambuco seja publicado ainda neste ano de 2022. Contudo, antes dessa etapa, será necessário que o governo realize a definição do quantitativo de vagas. As provas e nomeações, por outro lado, só devem acontecer no ano de 2023.

A parlamentar também trouxe a informação de que todo o processo de autorização do concurso PC-PE está na Secretaria de Estado de Administração (SAD) para definições orçamentárias. A corporação já informou a necessidade de quantas vagas precisa.

Recentemente, o secretário de Defesa Social, Humberto Freire, informou que o sinal verde já foi dado pelo governador para toda essa etapa preliminar.

O concurso da PC-PE é aguardado desde 2020. A expectativa é que editais sejam lançados para os cargos de escrivão, agente, perito e auxiliar de legista, todos de nível superior. Veja alguns requisitos.

Agente e escrivão da Polícia Civil: requisito de nível superior em qualquer área e CNH na categoria B.
Perito papiloscopista e auxiliar de legista da Polícia Científica: exigência de nível superior em qualquer área e CNH categoria B.
Perito criminal da Polícia Científica: nível superior na especialidade concorrida e CNH categoria B.

Compre os melhores materiais para se preparar na loja: Loja do Rateio

Posso ajudar?