Concurso PMDF: 5 dicas de como manter uma rotina forte de estudos no pós-edital

Tenha uma rotina blindada

A primeira dica refere-se a manter uma rotina disciplinada, se possível blindada. Defina quantidade mínima de horas a serem estudadas em cada dia da semana, inclusive aos finais de semana. Evite fazer concessões e matenha seus estudos no grau máximo de prioridade.

Outra tática boa, é definir as horas máximas de estudo, isso mesmo, a recíproca é verdadeira! Ao definir o quantitativo máximo de estudos por dia, você evita a exaustão. É comum que mentorandos muito dedicados e que se cobram demais acabem criando níveis de ansiedade elevados e a limitação de horas diárias ajuda a diminuir essa cobrança.

Aglutine tarefas

Aumente sua produtividade aglutinando tarefas similares. Essa dica não é referente aos estudos, mas sim às suas atividades diárias, como responder e-mails, responder as pessoas do seu WhatsApp, ir ao mercado, levar o cachorro ao veterinário.

O que quero dizer é para você evitar estudar 30 minutos e depois responder 30 minutos de e-mail, depois estudar mais 30 minutos e responder mais alguns e-mails. Neste exemplo, sua produtividade aumentaria, se por ventura você respondesse todos os e-mails de uma vez e depois focasse sua atenção nos estudos.

Não trate as exceções como regra

Pare de criar “E se” e use um turno de um dia da semana para resolver eventualidades. Em regra, 80% da semana é previsível e 20% imprevisível. Assim, metas diárias acabam sendo prejudicadas por imprevistos. Resolva os problemas e compense nos outros dias sem dar muita atenção a isso. Dessa maneira, você diminuirá a ansiedade por metas atrasadas.

Respeite o processo

Mesmo em um pós-edital, tenha a convicção que o Direção (ops! rs), a direção* é mais importante que a velocidade, isto é: Toda habilidade é desenvolvida por meio de conhecimento, prática e repetição.

Compre os melhores materiais para se preparar na loja: Loja do Rateio

Posso ajudar?