Concurso para contratação de 2 mil professores em Fortaleza é aprovado

oncurso para contratação de 2 mil professores

A expectativa é que o edital seja publicado ainda no mês de maio. Os novos professores serão contratados até dezembro.

Dois mil professores da rede municipal serão contratados até dezembro pela Prefeitura de Fortaleza.

O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira, 17 de maio, pelo prefeito de Fortaleza, José Sarto após a lei ser sancionada.

A expectativa, segundo o governante, é que o edital seja publicado ainda neste mês de maio. As provas deverão ser realizadas entre os meses de agosto e setembro.

O objetivo da administração municipal é realizar a contratação desses profissionais até dezembro deste ano, de modo que os novos professores possam ingressar na rede municipal no inicio do ano letivo de 2023.

“Sancionei, nesta manhã, a lei que cria vagas para realização de concurso público para professores na Rede Municipal de Ensino de Fortaleza. O edital será publicado ainda neste mês e a prova ocorrerá em agosto. Vamos ofertar 2.000 vagas, o maior quantitativo histórico da Capital”, anunciou Sarto em sua conta oficial do Twitter, ao lado da secretária de educação, Dalila Saldanha.

Ao todo, serão 944 vagas para professores de áreas especificas, como língua portuguesa, matemática, história, geografia e artes, e mais 1056 vagas para professores pedagogos.

Atualmente, a média salarial dos professores da rede municipal de Fortaleza varia é de R$ 4.384,82 mensais.

A jornada de trabalho prevista é de 200 horas semanais em turnos pela manhã e tarde.O concurso, que prevê a contratação de 2.000 professores efetivos, integra as ações de valorização da educação que a prefeitura de Fortaleza tem realizado, como a contratação de assistentes de aprendizagem para a rede municipal.

A contratação de novos professores vem para suprir a carência de profissionais da educação diante do aumento no número de matrículas e da inauguração de novos equipamentos educacionais.

O último concurso realizado pela Prefeitura de Fortaleza aconteceu em 2021, mas previa apenas a contratação de professores substitutos.

Valorização e reajuste salarial dos professores
Em fevereiro de 2022, a Câmara Municipal dos Vereadores (CMFor) aprovou um reajuste salarial de 22,24% para os professores da rede municipal de Fortaleza.

O reajuste deste ano completa os 11% concedidos anteriormente. Dessa forma, a prefeitura cumpre com o novo Piso Nacional do Magistério, que propõe a correção de 33,24% para a categoria.

Além do reajuste, os professores da rede municipal de Fortaleza também conquistaram direitos e benefícios importantes, como o pagamento de pecúnia, progressão na carreira, pagamento de anuênios, incorporações, redução de carga horária, entrega de chromebooks, além do incentivo aos estudos de pós-graduação, por meio da criação de programas direcionados ao mestrado, doutorado e intercâmbio internacional.

Compre os melhores materiais para se preparar na loja: Loja do Rateio

Posso ajudar?