Como se concentrar nos estudos para concurso? Veja!

Como se concentrar nos estudos para concurso? Veja!

Um dos maiores desafios de quem está se preparando para concursos públicos está em como evitar as distrações. Confira as principais dicas de como se concentrar nos estudos!

Redes sociais, ambientes barulhentos, cansaço e falta de motivação estão entre as principais distrações que afetam os concurseiros diariamente. De fato, estudar de forma consistente é uma tarefa desafiadora, mas necessária para alcançar a sua mudança definitiva de realidade com a aprovação! Então, para ajudar você nessa trajetória, separamos as principais dicas de como se concentrar nos estudos e otimizar os seus resultados. Confira!

Qual é a importância da concentração nos estudos?
A concentração nos estudos é o esforço que fazemos para direcionar todos os nossos pensamentos a um determinado assunto. Quando não estamos concentrados, o cérebro percebe e se foca instantaneamente em várias coisas ao mesmo tempo: o barulho na rua, um pensamento, uma lembrança, algo que passou lá fora na janela. Tudo isso contribui para a função biológica de nos manter atentos ao ambiente ao nosso redor e, assim, livres de perigos.

Exatamente por conta disso, temos dificuldade de nos concentrar: porque temos a tendência natural de dividirmos essa atenção com diversos outros estímulos. A concentração continuada em algo torna-se cansativa com o passar do tempo e tende a diminuir quanto mais insistimos nela.

Saber aproveitar esses picos de concentração, então, é a melhor tática para quem quer conquistar os melhores resultados e uma das principais dicas de como se concentrar nos estudos para concursos. Afinal, são nesses momentos em que toda a sua atenção e capacidade cognitiva estão alinhados em um único propósito. Assim, você produz mais.

Como se concentrar nos estudos para concurso? 3 Dicas

Se precisamos aprender a administrar nossos picos de concentração, como fazer isso na prática? Confira abaixo o detalhamento das principais dicas de como se concentrar nos estudos para concurso!

1. Como se concentrar nos estudos para concurso: durma bem

Os efeitos negativos de uma noite mal dormida são sentidos na sua disposição, no seu humor, na sua atenção e também na sua capacidade de memorizar, sabia disso? Pois é! Por todas essas razões, as rotinas de sono são essenciais para quem está em busca de melhores resultados nos estudos e também está entre as principais recomendações para quem quer saber como se concentrar nos estudos para concurso de maneira otimizada.

Diversas pesquisas já revelaram que os adultos necessitam de 7 a 8 horas de sono por noite para que realmente se sintam descansados e possam realizar as atividades do dia a dia com maior produtividade. Com as rotinas corridas, muita gente acaba sacrificando essa cota para se dedicar à outras atividades. Não faz mal dormir um pouco menos um dia a outro, mas a longo prazo, essa prática pode sim prejudicar a sua saúde e qualidade de vida.

A concentração nos estudos também sofrerá com a falta de descanso. A concentração se tornará bem mais difícil de conseguir e manter, podendo resultar em frustração e, ao longo prazo, em um quadro de estafa e exaustão.

Se você sacrifica horas de sono para estudar, está dormindo menos do que 7 horas e se sente cansado sempre que vai iniciar a sessão de estudos, experimente:

Diminuir suas rotinas de estudos e dormir mais cedo: a qualidade do seu tempo de estudo sempre será mais preciosa do que a quantidade de horas. É melhor estudar menos com maior atenção, do que forçar rotinas longas que quase não rendem.
Trocar o estudo tarde da noite pelo estudo de manhã: uma importante dica para quem está tentando entender como se concentrar nos estudos para concurso de maneira otimizada, é compreender que o nosso nível de atenção geral varia ao longo do dia. Pesquisas indicam que o ápice está exatamente algumas horas depois de termos acordado. Então, ao invés de ficar até de madrugada estudando cansado, uma opção é dormir e acordar mais cedo, encaixando os estudos como a primeira atividade do seu dia.

2. Como se concentrar nos estudos para concurso: faça sessões de estudos menores

Se você tem dificuldade em se concentrar por longos períodos de tempo, uma possível solução é fracionar suas sessões de estudos. Quem já estuda por meio do ciclo de estudos sabe que o limite máximo para se dedicar a uma disciplina em uma sessão contínua é de 2h30. Dito isso, a recomendação geral costuma ser manter suas sessões em blocos de 1 hora.

No entanto, caso você tenha mesmo muita dificuldade de se concentrar, é possível quebrar essas sessões em blocos ainda menores: de 30 minutos, por exemplo. Assim, intercalando essa disciplina com outras, você garante um dinamismo maior, permitindo que o seu cérebro sempre precise “mudar de marcha” e renovar o ciclo de atenção.

Lembre-se que estamos tentando aproveitar ao máximo o seu pico de concentração nos estudos. Conforme você for adquirindo mais experiência na preparação para concursos públicos, a tendência é que a concentração não seja mais tão difícil: afinal, você já vai ter se acostumado. No início, contudo, brigar consigo mesmo e com seus limites só vai te deixar frustrado. Trabalhe ao seu favor e não contra você!

3. Como se concentrar nos estudos para concurso: diversifique os métodos

Para potencializar ainda mais o dinamismo que citamos no tópico anterior, diversificar os métodos pode tornar as suas rotinas de estudos menos monótonas. Afinal, tudo que vira rotina acaba entrando no modo automático para o cérebro e, assim, o nível de atenção também acaba diminuindo!

Apesar de serem os mais conhecidos, PDFs e videoaulas não são as únicas maneiras de avançar no conteúdo para concursos públicos! Também há a possibilidade de estudar com audioaulas, flashcards, esquemas, resumos, mapas mentais e resolver mais questões. Não se feche para diferentes técnicas! Experimente todas as que puder e adote aquelas que mais fizerem sentido para você!

Compre os melhores materiais para se preparar na loja: Loja do Rateio

Posso ajudar?